10 jogadas em 10 jogos

Alguma vez se desafiaram a escolher 10 jogos para jogar durante o ano, pelo menos 10 vezes?

2020 foi o primeiro ano em que decidimos participar no desafio, escolhendo apenas jogos entre média a alta complexidade.

Na maior parte das vezes que jogamos em grupo, levamos à mesa jogos mais simples ou de menor duração. Como não temos de estar tão concentrados para não perder o foco da estratégia podemos conversar mais à vontade.

Assim, sentados em pontas opostas da mesa, cada um de nós escreveu uma lista de 15 possíveis candidatos a entrar neste desafio. Finalizadas as listas, vimos quais os que ambos tínhamos escolhido, dando início à lista final de 10 jogos. Após isso, escolhemos à vez os restantes para completar esta lista.

Desafiando-nos com jogos mais demorados e mais complexos, temos então a "desculpa perfeita" para os tirar da caixa quando jogamos apenas a dois jogadores.

E, verdade seja dita, se escolhêssemos para o desafio apenas jogos pequeninos seria muito fácil, não é verdade?


01. Wingspan

Progresso: 3/10

Sendo a primeira numa convenção nacional, conta com 8 jogadas, sendo 3 este ano. Da última vez que esteve na mesa incluímos a expansão «European», que recomendamos para quem pretende maior diferenciação de objetivos de jogo.


02. Everdell

Progresso: 2/10

Esta «Collector's Edition» conta com 4 jogadas, sendo 2 este ano. Apoiamos a campanha de Kickstarter da sua última expansão recentemente, aproveitando a comprar as duas anteriores que estavam em falta. Esperamos levá-las à mesa em breve.


03. Tapestry

Progresso: 2/10

Adquirido no seu lançamento enquanto «Stonemaier Champion», conta com 4 jogadas, sendo 2 este ano. Reconhecido pelas suas miniaturas peculiares, não seria jogado com tanto entusiasmo se os componentes fossem apenas tokens comuns.


04. Viticulture

Progresso: 3/10

Esta «Essential Edition» conta com 4 jogadas, sendo 3 este ano. Comprado junto da expansão «Tuscany», foram ambos à mesa da última vez. Esta expansão é adequada para quem prefere maior tomada de decisão e adição de novas funcionalidades.


05. Dinosaur Island

Progresso: 1/10

Esta «X-treme Edition» foi a primeira campanha que apoiamos no Kickstarter, contando com 3 jogadas, 1 este ano. Veio o jogo base, a expansão «Total Liquid» e o «Duelosaur Island». Este jogo exclusivo para dois jogadores também conta com 2 jogadas.


06. Terraforming Mars

Progresso: 1/10

Adquirido com base no interesse pelo tema, conta com 4 jogadas, 1 este ano. Duas das expansões fazem parte da coleção: «Prelude» e «Turmoil». Desde que a última chegou não jogamos sem os tabuleiros de jogador com camada dupla.


07. Underwater Cities

Progresso: 1/10

Na coleção não existia outro jogo com tema nem mecânicas semelhantes, conta agora com 5 jogadas, 1 este ano. Temos também a expansão «New Discoveries», que trouxe tabuleiros de jogador com camada dupla e novas funcionalidades.


08. Root

Progresso: 0/10

Apenas jogado 1 vez numa convenção nacional, antes deste ano. Lançada recentemente em Kickstarter a expansão «Underworld», apoiamos esta campanha em conjunto com o jogo base e a anterior expansão «Riverfolk», estando a aguardar a sua chegada.


09. A Feast for Odin

Progresso: 2/10

Adquirido depois do lançamento, conta com 3 jogadas, 2 este ano. Meio ano após a primeira jogada, juntou-se à coleção a expansão «Norwegians». Desde aí, sempre foi jogado com as atualizações ao tabuleiro de ações que esta inclui.


10. On Mars

Progresso: 1/10

Sendo a primeira numa convenção nacional, conta com 2 jogadas, 1 este ano. Tivemos oportunidade de experimentar o jogo enquanto a nossa própria cópia, versão assinada e apoiada em Kickstarter, se encontrava a caminho.


#MeepleOfLiberty

#StayConnected

#Boardgames