Liberdade aos componentes #1

Com a rubrica Liberdade aos componentes pretendemos dar a conhecer os diversos componentes que cada jogo contém. Iremos apresentá-los para possibilitar que, quem tenha interesse, possa acompanhar connosco esses conteúdos.

Considerando que o Tang Garden foi o último jogo a juntar-se à coleção, decidimos que deveria ser o primeiro a ganhar liberdade.


Jogo: Tang Garden

Autores: Francesco Testini, Pierluca Zizzi

Editora: ThunderGryph Games


Tudo livre

Na primeira imagem conseguimos ter uma boa ideia de que a caixa de jogo trás muitos e variados componentes.


Tabuleiro de jardim

O primeiro componente a salientar é o tabuleiro de jogo, que se apresenta como uma obra de arte, sendo nele que iremos fazer crescer o nosso jardim de forma harmoniosa.


Peça inicial e Peças de jardim

Sendo colocadas no tabuleiro a partir da peça inicial, as peças de jardim permitirão fazer com que este tome forma de modo gradual, dando acesso a novos espaços onde podem ser colocadas as personagens dos jogadores e outras decorações.


Árvores

Ao longo da partida, temos disponíveis diferentes espécies de árvore que podemos fazer crescer no nosso jardim, sendo também possível pontuar através das mesmas por serem decorações.


Casas de jardim

À semelhança das árvores, as casas de jardim são também decorações que permitem pontuar e colocar uma personagem no seu interior. É possível ver na imagem estas casas através de vários ângulos.


Pontes

Todos os itens considerados como decoração, permitem formas de pontuar. As pontes fazem parte deste grupo e, tal como as casas de jardim, possibilitam a colocação de uma personagem de jogador.


Paisagens

No tabuleiro de jogo são visíveis ranhuras nas suas extremidades, que permitem inserir dois tipos de paisagens distintos, sendo umas maiores do que outras. Estas paisagens vão permitir pontos adicionais às personagens que as tenham na sua linha de visão.

Grandes

Pequenas


Cartas

Com o desenrolar do jogo, existem oportunidades de acesso a cartas, que permitem a colocação de diversas decorações no tabuleiro de jogo.

Decorações


Miniaturas de personagens e Cartas de personagem

Para além da figura e do respetivo nome, é possível notar que cada carta tem um bónus único, apenas válido quando a personagem em questão se encontra no jardim.


Jogador inicial, Peças de paisagem e Peças de lanterna

A peça apresentada à esquerda é atribuída no início do jogo à pessoa que dará início à partida.

As peças de paisagem, no centro da imagem, são colocadas no tabuleiro de jogo no início da partida em locais específicos e aleatórios, permitindo escolher uma pequena ou grande paisagem para adicionar ao tabuleiro.

As peças de lanterna, à direita na imagem, diferem por ter uma habilidade única que o jogador pode utilizar durante o seu turno. O grupo mais pequeno de peças de lanterna é apenas utilizado em modo solitário.


Tabuleiros individuais

Os tabuleiros individuais de jogador são o que permitem a cada um acompanhar, ao longo da partida, a sua evolução em cada uma das linhas identificadas. Cada tabuleiro é apenas diferenciado pela pequena banda representativa da sua cor de jogador.

Peças adicionais de jogador


Moedas

À semelhança de muitos outros jogos, as moedas adquiridas representam os pontos por jogador a contabilizar no final.


Manual de regras

Por último, mas não menos importante, o manual de regras lista todo o conteúdo que pertence ao jogo, descreve em detalhe as regras de jogo e, adicionalmente, apresenta a descrição de cada uma das personagens de jogador.


#MeepleOfLiberty

#StayConnected

#Boardgames

#JogosDeTabuleiro

#JuegosDeMesa

#JeuxDeSociété