Liberdade de pensamento #1

Com a rubrica Liberdade de pensamento pretendemos dar-vos a conhecer a nossa opinião sobre diversos conteúdos.

Nesta edição, falamos do jogo de tabuleiro Fox on the Run que terá uma campanha no Kickstarter a iniciar dentro de apenas dois dias.

Em contacto com a editora, tivemos acesso a uma versão de teste para imprimir e testar o jogo.


Fox on the Run

Imagem Oficial - Kickstarter


Jogo: Fox on the Run

Autor: Salvo Guastella

Editora: BeeZarre Games

Kickstarter: https://www.kickstarter.com/projects/beezarregames/beezarre-games-fox-on-the-run?ref=765wuf


A história nos bastidores

Aqui é retratada a história de Indigo, uma raposa jovem e valente que parte em busca da sua irmã Scarlett, desaparecida na misteriosa floresta de Mannix.

Quando Indigo Scarlett à distância, este depara-se com o grandioso lobo Zev e o seu parceiro texugo Puffer demasiado próximos da sua irmã.

Nesse momento, fica claro que para as jovens raposas escaparem da floresta não se poderão deixar capturar pelos guardiões da floresta.

Imagens Oficiais - Raposas e Guardiões


Falando dos componentes

Na versão de teste para impressão foram facultadas todas as peças necessárias para experimentar o jogo, com uma arte bonita, excelente qualidade de imagem e clareza nos símbolos utilizados. Apenas estavam em falta as peças de jogador, tendo utilizado outros animais de floresta de madeira de outro jogo.

Estamos curiosos para saber como será a versão final dos componentes do jogo!

Setup do jogo a 2 jogadores


Quebrando as regras

Fox on the Run pode ser jogado por um grupo de entre duas a quatro pessoas que se associam a duas equipas rivais: as Raposas e os Guardiões.

Após uma única leitura do manual, as condições de vitória e o desenrolar do jogo ficam claros. O manual de regras que nos foi facultado é esclarecedor e apresenta vários exemplos representativos do que está a ser explicado.

Estes são aspetos que valorizamos imenso num manual de regras: apresentar no início o objetivo de jogo, manter a clareza ao longo da explicação e adicionar auxiliares visuais que ajudem a informação escrita.


As Raposas vencem se Indigo conseguir resgatar Scarlett da floresta, escapando sem serem vistos por Zev.

Cenário de vitória das Raposas


Os Guardiões vencem se Zev capturar Indigo ou se as Raposas ficarem sem sítio para se esconder na floresta.

Cenário de vitória dos Guardiões


Opinião geral

De uma forma geral, podemos afirmar que o conceito do jogo está simples mas muito engraçado. Como a preparação de cada partida demora pouco tempo, dá vontade de jogar outra partida imediatamente após a anterior ter terminado.

Consideramos que este é um jogo familiar e rápido - média de 10 a 15 minutos. Desde os mais novos aos mais experientes, necessita de alguma estratégia para tentar atingir os objetivos da equipa (não deixando que os adversários se adiantem), sendo adequado para várias faixas etárias uma vez que não depende de idioma para ser jogado.

Também apreciamos no jogo o facto de cada personagem ter um poder especial que o diferencia dos restantes, dando a cada um deles uma experiência única de jogo.

Após algumas partidas alternadas entre equipas, ficamos com a sensação de que a equipa dos Guardiões tem maiores hipóteses de vitória (a dois jogadores), tornando-se mais desafiante para quem está a jogar na equipa das Raposas. O Zev começa o jogo muito próximo da Scarlett e é complicado para ela fugir debaixo do seu nariz.

Ficamos a aguardar pelo início da campanha do Kickstarter para ver quais as surpresas que estão reservadas para além da versão que testamos!


#MeepleOfLiberty

#StayConnected

#Boardgames

#JogosDeTabuleiro

#JuegosDeMesa

#JeuxDeSociété