Liberdade de pensamento #3

Com a rubrica Liberdade de pensamento pretendemos dar-vos a conhecer a nossa opinião sobre diversos conteúdos.

Nesta edição, falamos do jogo Nova Lux que está atualmente com uma campanha a decorrer no Kickstarter, fundada em apenas catorze horas.

Fomos contactados diretamente pela editora do jogo, Dragon Egg Games, que nos deu acesso a uma versão de teste para imprimir e testar o jogo.


Nova Lux

Imagem Oficial - Nova Lux


Jogo: Nova Lux

Autor: Max Robbins

Editora: Dragon Egg Games

Jogadores: 1-6

Tempo: 45-90 m

Dependência de idioma: Sim

Kickstarter: https://www.kickstarter.com/projects/dragonegggames/nova-lux

Página oficial: https://www.dragonegggames.com/


A história nos bastidores

Numa altura em que o universo está quase a entrar em colapso, com todas as estrelas a começar a tornar-se nada mais do que poeira estelar, buracos negros e pouco mais, somos alienígenas a tentar manter-nos vivos nas Arcas de Salvação Planetárias.

Para fazer isso, necessitamos de recolher o máximo de hidrogénio possível das estrelas antes que elas colapsem. É tudo o que precisamos para providenciar oxigénio, água, formas de vida e artefactos que nos vão ajudar no caos existente.

Na mesa


Falando dos componentes

Na versão para imprimir e testar estavam disponíveis os componentes necessários para experimentar o jogo como o vemos na campanha de Kickstarter, já com a arte como é apresentada e o grande contraste de cores. Talvez não fosse o mais amigável em termos de tinta para material de teste mas achamos que a excelente qualidade de imagem estava preparada para impressão de uma versão final dos componentes.

Tivemos de usar um par de dados, alguns cubos coloridos e alguns componentes de madeira que utilizamos de outros jogos e da nossa caixa de peças extra.

Preparação por jogador


Quebrando as regras

Nova Lux pode ser jogado em modo solitário ou num grupo de dois a seis jogadores que vão jogar até que o primeiro seja capaz de estabelecer a sua própria colónia e então satisfazer os requisitos das suas cartas pessoais de facção.

O manual de regras que foi fornecido com o material de teste é curto e conciso e as únicas dúvidas que ficaram são relacionadas com habilidades e requisitos específicos de algumas facções. Estas não estão detalhadas por completo no manual de regras para testes mas acreditamos que irão estar na versão final que será produzida.

Durante o jogo


Opinião geral

De uma forma geral, podemos afirmar que o conceito do jogo está simples e muito direto. Sendo principalmente baseado num sistema de gestão e troca de recursos, é apenas uma questão de tempo até que alguém tenha pronto o seu próprio mecanismo de produção.


Gostamos do tema e da forma como as estrelas podem evoluir, tornando-se durante o jogo em estrelas de Neutrões, buracos negros ou apenas poeira estelar, mas apenas após passarem de estrelas Amarelas e estrelas Gigantes Vermelhas pela recolha do seu hidrogénio - que é um recurso mais escasso do que pode parecer.


A escolha inicial de cartas de facção também é interessante, considerando que temos de tentar balancear os objetivos de final de jogo. Alguns podem levar mais tempo para cumprir mas podem ser combinados ou atingidos sem depender dos outros jogadores. Outros podem ser mais rápidos mas mais dependentes do estado de jogo dos restantes jogadores, o que podemos não querer.


Outra coisa que gostamos foi o facto de podermos escolher o nosso próprio caminho quando nos encontramos com outro jogador no mesmo sistema solar. Podemos ir pelo caminho fácil de trocar alguns recursos com ele, ou avançar pelo caminho de o atacar e tentar roubar alguns recursos. Contudo, somos deixados à sorte de rolar um dado e somar o resultado com o total do recurso que temos em menor quantidade. Se aí o oponente tiver uma soma mais alta, seremos nós a ser roubados, ao contrário do que estávamos à espera.


Se gostarem da temática do Nova Lux vão dar uma vista de olhos à campanha em Kickstarter que termina em menos de dois dias. Também nos vamos manter de olho em mais novidades sobre Impendium, um jogo individual que tem ação passados os eventos em Nova Lux e que está a ser desenvolvido com uma data estimada em 2021. Adicionalmente, ambos os jogos devem integrar um com o outro, podendo usar-se as cartas de facção do Nova Lux em Impendium.

#MeepleOfLiberty

#StayConnected

#BoardGames

#JogosDeTabuleiro

#JuegosDeMesa

#JeuxDeSociété

#BrettSpiele

#GiochiDaTavolo