Liberdade de pensamento #4

Com a rubrica Liberdade de pensamento pretendemos dar-vos a conhecer a nossa opinião sobre diversos conteúdos.

Nesta edição, falamos do jogo Plantopia: The Card Game que está atualmente com uma campanha a decorrer no Kickstarter, fundada em apenas três horas.

Tivemos a oportunidade de o testar diretamente com Daryl Chow, autor do jogo e parte da editora, Origame.


Plantopia: The Card Game

Imagem Oficial - Plantopia


Jogo: Plantopia: The Card Game

Autor: Daryl Chow

Editora: Origame

Jogadores: 2-5

Tempo: 20-30 m

Dependência de idioma: Não

Kickstarter: https://www.kickstarter.com/projects/origame/plantopia-the-card-game

Página oficial: https://www.origame.co/plantopia


A história nos bastidores

A ação deste jogo decorre num planeta chamado Plantopia, onde os personagem de The Life of a Potato aterraram e decidiram ingressar uma missão de ajudar os habitantes locais a plantar e ver crescer algumas árvores especiais para preparar um bonito jardim.


Imagem Oficial - Plantopia e Personagens


Falando dos componentes

Desta vez não podemos falar da qualidade real dos componentes, considerando que não jogamos com uma cópia física do jogo. Contudo, uma coisa que podemos mencionar acerca dos componentes é sobre os elementos de desenho gráfico nas cartas - a arte tem um aspeto muito bonito e colorido e os personagens têm um ar muito divertido.


Imagem Oficial - LeafBearTree, definitivamente o nosso estilo


Desmontando a jogada virtual

Juntamente com a editora do jogo, Origame, agendamos uma sessão de jogo online para experimentar o Plantopia no Tabletopia, uma das plataformas mais usadas para jogar online internacionalmente com outros membros da comunidade de jogadores de tabuleiro. Para sermos honestos, esta foi a primeira vez que jogamos um jogo de tabuleiro em alguma destas plataformas online.


Gostamos do aspeto social de ter um jogo de tabuleiro preparado numa mesa física e também com componentes físicos que possamos tocar. Apesar disso, admitimos que esta é uma boa forma de jogar quando não podemos estar presencialmente com as pessoas. Para nós, foi uma forma simples de preparar uma jogada entre Portugal e Singapura, ignorando por completo a enorme diferença horária e o idioma nativo.


Baby Cactus - Imagem capturada durante a sessão no Tabletopia


Se quiserem jogar o jogo antes de terminar a campanha a decorrer no Kickstarter, existe uma versão de demonstração no Tabletopia onde o podem experimentar. Lá também encontram tudo o que precisam antes de o jogar pela primeira vez, desde o manual de regras a tutoriais em forma de vídeo.

Tabletopia: https://tabletopia.com/games/plantopia


Quebrando as regras

Neste jogo não jogamos por rondas e turnos, existem duas fases de jogo sequenciais que vão sendo alternadas até o final do jogo ser despoletado.


Fase de Plantação

A primeira fase é a Fase de Plantação, onde podemos plantar, crescer plantas existentes ou adicionar uma carta à nossa mão. Inicialmente, queremos Plantas Bebés no nosso jardim, plantando-as e pagando o custo. Depois, podemos evoluir as Plantas Bebés para Plantas Evoluídas que são mais valiosas. Nenhuma planta é perdida, a evolução é um bom sinal de que as nossas plantas estão a crescer bem no jardim!

Fase de Plantação - Imagem capturada durante a sessão no Tabletopia


Fase de Clima

A segunda fase é a Fase de Clima, onde as nossas plantas vão crescer dependendo das condições meteorológicas nesse momento. Vão existir sempre cinco cartas de clima em jogo, sendo uma escolhida secretamente por cada jogador e as restantes colocadas do baralho. Todas as cartas de clima são reveladas e as plantas que cumprem os requisitos vão crescer. Algumas delas podem até crescer mais de um nível, caso as condições meteorológicas lhes sejam muito favoráveis.

Fase de Clima - Imagem capturada durante a sessão no Tabletopia


Condição de final de jogo

Assim que um jogador tiver quatro Plantas Evoluídas no seu jardim depois da Fase de Plantação, todos os jogadores procedem a uma última Fase de Clima e o jogo termina imediatamente. Então, os jogadores contam a pontuação de todas as suas Plantas Bebés e Plantas Evoluídas para ver quem ganha o jogo, sendo declarado Jardineiro Campeão de Plantopia.


Opinião Geral

De uma forma geral, podemos afirmar que o jogo é fácil de aprender e também fácil de jogar mas com algum nível de estratégia necessário. Achamos que este jogo é ótimo para quem gosta de jogos de cartas leves para jogar com amigos e família. Joga bem a dois, mas a experiência completa de jogo provavelmente só é encontrada com mais jogadores - especialmente na Fase de Clima, sendo mais imprevisível nesse cenário.


Gostamos de jogos com tema relacionado com elementos da natureza e este cumpre esse requisito, mesmo sendo num planeta desconhecido e com umas árvores muito incomuns com habilidades especiais e folhas mágicas. Mencionando essas habilidades existentes, cada espécie tem uma diferente que pode dar vantagem durante o jogo ou durante a pontuação de final de jogo - gostamos deste género de assimetria.


Os mecanismos por detrás do jogo são interessantes, desde a forma como temos de decidir a carta a plantar em um momento específico, ou ter de escolher se queremos gastar um turno a fazer as nossas plantas crescer, sem ter de esperar pela Fase de Clima mas tendo de descartar da mão para o poder fazer.


Apoiamos a campanha para o Plantopia: The Card Game no Kickstarter e mal podemos esperar para a sua produção estar em progresso de forma a o recebermos fisicamente em nossa casa e o podermos colocar na mesa para jogarmos com os nossos parceiros de jogatanas de tabuleiro. De certeza que passaremos bons momentos a jogá-lo com eles.


Uma vez mais, queremos agradecer à Origame pela oportunidade de testar o jogo e também ao Daryl Chow por ser tão pronto e nos orientar durante a jogada de Plantopia e com as funcionalidades e atalhos do Tabletopia - é espetacular!


O Daryl pode ter-nos aberto uma nova porta relativamente a jogar online, pelo menos no que toca a testar jogos. Já temos alguns dos seus jogos na nossa coleção pessoal e estamos a aguardar por mais novidades sobre o Wok and Roll também a ser criado por ele e publicado pela Origame.


#MeepleOfLiberty

#StayConnected

#BoardGames

#JogosDeTabuleiro

#JuegosDeMesa

#JeuxDeSociété

#BrettSpiele

#GiochiDaTavolo