Liberdade de pensamento #6

Com esta rubrica pretendemos dar-vos a conhecer a nossa opinião sobre o jogo Magna Roma, que em breve estará no Kickstarter. Fomos diretamente contactados por Milan Tasevski da Archona Games, que nos enviou uma cópia de revisão para experimentarmos e dar a nossa opinião.


Magna Roma

Imagem Oficial - Capa da caixa de Magna Roma


Autor: Matteo De Nardis

Ilustração: Jose David Lanza Cebrian

Editora: Archona Games

Jogadores: 1-4

Tempo: 30-45 min

Dependência de idioma: Nenhuma

Página oficial: https://www.archonagames.com/magna-roma-board-game/

BoardGameGeek: https://boardgamegeek.com/boardgame/319348/magna-roma


A história nos bastidores

Em Magna Roma, cada jogador está a construir a sua cidade com vista à expansão do grandioso Império Romano. A chave para o sucesso é encontrar o balanço perfeito entre as possíveis estratégias e existem vários caminhos para a glória. Precisamos de recolher recursos, empregar cidadãos, construir monumentos, favorecer os Deuses, produzir bens de luxo e conquistar províncias.

Imagem Oficial - Vizinhança com monumentos e cidadãos


Falando dos componentes

Como recebemos uma cópia de revisão, será sobre essa versão que faremos avaliação. Não sabemos ainda quais os níveis e conteúdos específicos que vão estar disponíveis durante a campanha de Kickstarter, mas sabemos que alguns deles serão atualizados e que existem ainda boas surpresas a aguardar revelação.


Peças

Existem tipos distintos de peças de jogo (vizinhança, centros de cidade e monumentos), sendo essas as que mais nos surpreenderam! Acreditamos que esta possa ser a sua qualidade final porque o cartão tem boa espessura, tornando-os resistentes.

Peças de Vizinhança | Centros de Cidade | Monumentos


Vão estar disponíveis miniaturas 3D para os monumentos durante a campanha, sobre os quais a Archona Games tem revelado imagens semanalmente nas suas redes sociais.

Imagens Oficiais - Mausoléu, Panteão, Arco do Triunfo


Cartas

Consideramos que a qualidade das cartas podia ser melhor. Parece que lhes falta algum tipo de acabamento para ser possível baralhar mais suavemente. Contudo, isto é uma versão de protótipo, então ainda pode ser melhorado.

Frente & Verso | Algumas das diferentes Províncias


Tabuleiros

Os tabuleiros não são tão espessos quanto as peças de jogo ou as cartas mas também não vemos necessidade. As cartas são baralhadas uma vez por jogo, as peças precisam de sair aleatoriamente e são muito manuseadas mas o único propósito dos tabuleiros é apenas manter e deslizar peças em cima.

Pontuação | Deuses | Mercado | Militar


Madeira & Cartão

Tanto os marcadores de jogador quanto os cidadãos são representados por peças de madeira, servindo bem o seu propósito. Apesar de os Meeples de cidadão não serem os finais, divertimo-nos a movê-los considerando que têm a forma de pequenas pessoas.


As moedas e as peças de favor são ambas em cartão mas têm uma boa espessura. Quanto às moedas, achamos que ficariam fantásticas em metal, encaixando a temática do Império Romano. Podemos confidenciar que perguntamos ao Milan se iriam existir moedas de metal na campanha, mas a resposta fica no segredo dos Deuses.

Peças de Madeira | Peças de Cartão


Caixa

Para nós, a caixa do jogo é um elemento que merece tanta atenção quanto os outros componentes. Achamos que as ilustrações da caixa são muito bonitas e temáticas, combinando na perfeição com o tema e os restantes conteúdos do jogo.


Quanto ao tamanho, considerando os componentes nesta cópia de revisão e guardando algum espaço para as miniaturas dos monumentos e outros extras na campanha, pode ter um tamanho adequado.


O único aspeto que apontamos foi o facto de nesta cópia não existir o nome do jogo nas laterais a pensar tanto no armazenamento vertical quanto horizontal, mas isto será corrigido para as caixas finais.

Capa Frontal | Capa Traseira (cópia de revisão)


Quebrando as regras

No geral, achamos que o livro de regras tem uma boa estrutura e uma linguagem simples, o que torna as regras muito claras, mesmo para iniciantes. Adicionalmente, cada explicação é seguida por um exemplo, onde o leitor pode visualizar o tópico a ser explicado.


Também gostamos da forma como a informação está organizada ao longo do livro de regras, especialmente no apêndice com clarificações para cada monumento e província.

Visão geral do livro de regras | Apêndice com monumentos e províncias


Pré-Visualização

Para além da explicação das regras abaixo também publicamos um vídeo no YouTube. Se optarem por ver o vídeo em vez de ler abaixo, podem saltar para a última secção desta publicação para ler a nossa Opinião Geral.


Preparação

Na imagem abaixo temos o jogo preparado na mesa para dois jogadores, com tudo pronto para iniciar a construção no Império Romano.

Jogo preparado para dois jogadores


Visão geral

Ao longo do jogo, cada jogador irá erguer a sua própria cidade, através da colocação de peças conectadas ao centro da cidade. Ao colocar uma peça, múltiplos efeitos podem ser despoletados: adquirir estrelas, ganhar bónus e combinar símbolos para receber recursos.

Centro de cidade com peças de vizinhança conectadas


Cada símbolo formado providencia um bónus diferente: moedas, população ou avançar numa trilha específica. Mais tarde, indicaremos porquê e como se podem usar cada uma delas.


Depois de resolver todos os efeitos da colocação da peça, existem três ações de entre as quais se pode escolher uma: erguer um monumento na cidade, conquistar novas províncias ou permitir aos Deuses abençoar a cidade.

Erguer um monumento | Conquistar uma província | Deuses a abençoar a cidade


O turno termina com a reserva de uma nova peça para o turno seguinte. Quando todas as cidades têm a forma de um quadrado cinco por cinco, o jogo termina imediatamente.

Duas cidades completas


Tabuleiro e peças de vizinhança

O nosso tabuleiro de vizinhança está diretamente relacionado com as estrelas na nossa cidade - por cada estrela que adicionamos numa nova peça, avançamos na trilha de vizinhança com a cor dessa peça. Existem oportunidades para avançar tanto nas trilhas de militar como de mercado, aumentar a nossa população ou ganhar moedas.

Peças com e sem estrelas | Avançar no tabuleiro de vizinhança


Cada símbolo formado providencia um bónus diferente:

  • Com a forma de uma casa, aumentamos a população.

  • De cada vez que temos a forma de uma moeda, recebemos dinheiro da reserva.

  • Quanto aos restantes símbolos, permitem avançar nos tabuleiros comuns.

Existe apenas um detalhe adicional a considerar: formar símbolos com peças da mesma cor providencia melhores recompensas. Por exemplo, com o escudo da imagem do lado esquerdo avançamos um espaço na trilha militar e como o escudo na segunda imagem poderíamos avançar duas vezes na trilha militar.

Escudo formado com duas cores | Escudo formado com uma cor


Mercado e bens de luxo

Ao formar o símbolo de luxo, avançamos no tabuleiro do mercado. Dependendo do espaço em que terminamos o movimento, podemos escolher ativar uma troca. Por exemplo, podemos trocar duas moedas e uma pessoa, por dois movimentos na trilha militar.

Símbolo de luxo + Mercado com opção de troca


Os bens que possuímos no final do jogo podem atribuir potenciais pontos de vitória, através da multiplicação destes bens pelo número menor atingido no tabuleiro pessoal de vizinhança.


Militares e províncias

Ao formar o símbolo militar, avançamos no tabuleiro de militar. O primeiro jogador a atingir um dos dois últimos espaços recolhe pontos bónus. Mencionamos que uma das três ações grátis possíveis é acerca de conquistar províncias, e para conquistar é preciso retroceder na trilha de militar duas, três ou quatro espaços como indicado no espaço correspondente onde colocamos o nosso marcador.


Por cada província, podemos ganhar pontos no final do jogo por cada conjunto de símbolos ou distritos (grupo de edifícios da mesma cor). Adicionalmente, ganhamos de imediato bónus, ao colocar o marcador em algum espaço com indicação extra.

Símbolo de militar + Conquistar uma província


Favores dos Deuses e abençoar

Ao formar o símbolo de favor, avançamos no tabuleiro dos Deuses. Quanto mais alto se chegar no final do jogo, mais pontos teremos por cada peça remanescente. Recebemos uma peça de favor ao passar nos espaços indicados. Mencionamos que uma das três ações grátis possíveis é acerca de abençoar a cidade e podemos gastar uma peça de favor para reativar os bónus dos símbolos formados por uma peça de vizinhança.

Símbolo de favor + Trilha dos Deuses | Abençoar a cidade


Construir um monumento

A última das três ações grátis disponível para escolha é construir um monumento. Pode pagar-se o valor indicado para erguer na nossa cidade um dos monumentos revelados e, se a população necessária estiver empregada no final do jogo, podemos ganhar pontos de vitória. Alguns edifícios requerem símbolos/cores específicos nas fundações para pontuar.

Pagar para erguer um monumento | Monumento na cidade com funcionários


Pontuação progressiva e final

Ao formar o símbolo de prestígio, avançamos de imediato no tabuleiro de pontuação. Também existem possibilidades de pontuar nos tabuleiros de mercado e de militar.

Símbolo de prestígio + Tabuleiro de pontuação


É de relembrar que no final do jogo adicionamos ainda os pontos dos monumentos, províncias, peças de favor e multiplicando também a posição mais baixa no tabuleiro de vizinhança pelos nossos bens no mercado.


Opinião Geral

De uma forma geral, podemos afirmar que o jogo combina perfeitamente com o nosso estilo, sendo simples de aprender mas com profundidade nas decisões a tomar. Ainda sabemos de antemão tudo o que podemos fazer e ao longo do jogo estamos de um modo constante a procurar a melhor escolha para a nossa estratégia, de modo a ter um benefício a longo prazo.


O único aspeto que pode ser um pouco aleatório é quais as peças de vizinhança que estão disponíveis para escolher em cada turno. Contudo, podemos escolher a peça para o turno seguinte no final do turno atual, então podemos tirar partido disso para planear quais os bónus que queremos combinar.


Definitivamente adoramos colocação de peças, o tema romano e jogos onde nos seja possível encadear bónus. O Magna Roma vai de encontro a todos esses parâmetros na perfeição e ainda adiciona alguns extras! Se também gostam desses aspetos, então nós recomendamos que verifiquem este jogo.


Relativamente aos componentes, temos de admitir que desta vez a Archona Games vai além de manter a sua boa qualidade de produção. As peças são super resistentes, o aspeto das esculturas 3D para os monumentos são absolutamente surpreendentes e as ilustrações são fantásticas.


Agradecemos ao Milan Tasevski por nos enviar esta cópia de revisão para que nos fosse possível rever antes da campanha de Kickstarter e por ser tão pronto e atencioso ao responder a todas as nossas questões até agora - é muito porreiro!


Sabemos sobre a Archona Games desde o início com o Small Star Empires e estamos a aguardar que chegue o Small Railroad Empires da sua última campanha. Pessoalmente temos muito respeito por esta editora e é uma honra para nós rever o Magna Roma.


Certamente não vamos perder o lançamento deste Kickstarter para aceder ao jogo na sua totalidade e vamos também continuar a seguir os seus próximos projetos.