Liberdade de Pensamento #7

Com esta rubrica pretendemos dar-vos a conhecer a nossa opinião sobre o jogo LOOP: Life of Ordinary People, que brevemente será lançado em campanha de Kickstarter. Fomos diretamente contactados pela editora Blackbody Lab, que nos enviou uma cópia de revisão para experimentarmos e dar a nossa opinião.


LOOP: Life of Ordinary People

Imagem Oficial - Capa da caixa de LOOP


Autores: Cyril Lee, Kenneth YWN

Ilustração: Cyril Lee

Editora: Blackbody Lab

Jogadores: 1-6

Tempo: 15-90 min

Dependência de idioma: Sim

Página oficial: https://www.theloop.page/

BoardGameGeek: https://boardgamegeek.com/boardgame/282700/loop-life-ordinary-people


A história nos bastidores

Em LOOP: Life of Ordinary People, cada jogador está a tentar atingir alguns objetivos de vida enquanto realiza atividades que tragam felicidade. Mas para comprar recursos, os jogadores precisam de ganhar dinheiro trabalhando. Podemos dizer que este jogo toca em alguns aspetos reais da nossa vida diária.

Imagem Oficial - LOOP na mesa


Falando dos componentes

Como recebemos uma cópia de revisão, será sobre essa versão que faremos avaliação. Não sabemos ainda quais os níveis e conteúdos específicos que vão estar disponíveis durante a campanha de Kickstarter, mas em breve todos descobriremos.


Tabuleiros

Existem dois tipos de tabuleiro neste jogo: o tabuleiro principal e os tabuleiros para cada jogador. O tabuleiro principal é espesso e mais resistente quando comparado com os restantes componentes. Tem uma superfície suave, sendo perfeito para manusear os componentes em cima.

Tabuleiro principal


Quanto aos tabuleiros individuais de jogador, também têm uma superfície suave mas achamos que poderiam ser um pouco mais espessos para serem mais duráveis. Estes são de dupla face: um lado com toda a informação necessária para iniciantes e outra com ilustração simples e sem texto.

Tabuleiros individuais de jogador


Peças

As peças adicionais são provavelmente os componentes que mais nos surpreenderam. Têm uma boa espessura e algum tipo de revestimento que permite que sejam suaves ao toque. Adicionalmente, as peças de reputação são feitas cortando o centro das peças de felicidade, sendo uma reutilização perfeita de materiais. Tanto as peças de reputação como de felicidade são de dupla face, tendo diferentes significados dependendo do lado que apresentam.

Moedas | Peças de Felicidade + Reputação


Cartas

Dentro da caixa podemos encontrar dois formatos de cartas, ambos produzidos com a mesma qualidade. As cartas são mais finas que os restantes componentes e poderiam ser um pouco mais amigáveis ao toque se fosse aplicado o mesmo revestimento que tem o tabuleiro ou as peças adicionais. Apesar disso, conseguem ser baralhadas muito facilmente entre si. Um facto curioso sobre as ilustrações nas cartas é que os desenhos são feitos com uma linha única, combinando perfeitamente com o tema cíclico.

Atividade + Material | Profissão + Favor + Objetivo


Caixa

Para nós, a caixa do jogo é um elemento que merece tanta atenção quanto os outros componentes. Consideramos que é forte e tem o tamanho perfeito para os conteúdos que contém. Internamente tem um organizador de cartão que permite distribuir os componentes para uma preparação de jogo mais rápida. As ilustrações na caixa igualam a restante arte do jogo, tendo o mesmo estilo de desenhos de linha única de forma a representar algumas das profissões disponíveis para jogar.

Capa frontal | Organizador com componentes | Capa traseira


Quebrando as regras

A cópia de revisão não contém um livro de regras próprio, sendo as opiniões que vamos dar baseadas no livro digital, que pode diferir do livro em formato físico. No geral, achamos que o livro de regras tem uma boa estrutura, fluindo suavemente enquanto se lê e sem nenhum problema em entender os conteúdos.

O único aspeto que podemos mencionar, é o facto de a preparação ser apresentada antes de listar os componentes de jogo com uma imagem visual de cada um deles.


Preparação

Na imagem abaixo temos o jogo preparado na mesa para dois jogadores, com tudo pronto para iniciar a nossa procura pela felicidade. Este jogo tem modos diferentes de ser jogado: Básico, Competitivo, Cooperativo e Solitário. Vamos guiar-vos através do Modo Básico.

Jogo na mesa preparado para dois jogadores


Visão geral

Ao longo do jogo, cada jogador será representado por um personagem com profissão específica e diferentes objetivos de vida para atingir. Em cada turno, os jogadores têm de decidir se vão Trabalhar, Comprar ou Consumir, dependendo das suas necessidades imediatas.


Trabalhar

Ao ir Trabalhar, o jogador recebe o salário indicado na informação do seu personagem e reduz o seu estado atual de felicidade. Devemos mencionar que no Modo Básico todos os jogadores são Estagiários, ao contrário dos outros modos em que cada jogador tem diferentes carreiras, salários e paixões.

Profissões | Trabalhar e receber salário


Comprar

Caso decida Comprar, o jogador gasta dinheiro das suas poupanças para adquirir os materiais desejados. Os materiais em posse são tão bons quanto o valor em dinheiro pago por eles ao comprar. A qualidade dos materiais é indicada pelo número de pontos na parte superior do material.

Materiais | Comprar e adquirir um material


Consumir

Se a escolha for Consumir, o jogador vai usar os seus materiais para realizar atividades. Por cada atividade concluída o nível de felicidade vai aumentar. Para completar uma atividade o jogador reduz a qualidade dos materiais necessários e coloca-a na sua área pessoal.

Atividades | Consumir e realizar uma atividade


Objetivos

Depois de realizar uma das três ações disponíveis, é possível atingir alguns dos objetivos de vida, aumentando ainda mais a felicidade. Objetivos são atingidos quando as propriedades necessárias estão visíveis nas atividades da área pessoa. Essas propriedades podem ser símbolos que representam escolhas de vida, ou cores estando associadas a materiais.

Objetivos | Atingir um objetivo com atividades realizadas


Favores

Existem apenas mais dois aspetos a considerar durante o turno: favores e reputação. A qualquer momento do próprio turno, o jogador pode escolher pedir favores a outros jogadores. Ao aceitar os favores, os oponentes podem ganhar reputação e favores em troca. Ao rejeitar, os oponentes ficam em risco de perder reputação.

Favor | Pedir um favor e realizá-lo


Reputação

Reputação pode ser útil para ter melhores benefícios durante o jogo. Pode significar um melhor salário, melhor qualidade de materiais, sentir maior felicidade ou ter capacidade para recusar alguns favores dos adversários.

Peças de reputação | Nível de reputação e possíveis usos


Final de jogo

O jogo termina assim que um jogador atingir o nível desejado de felicidade ou quando os materiais forem esgotados.

LOOP na mesa com um jogo terminado


Opinião Geral

De uma forma geral, podemos afirmar que o jogo tem um tema promissor, sendo bem diferente de qualquer outro jogo que alguma vez jogamos. É um jogo sério desenhado com propósitos educacionais e representa o ciclo diário que temos na vida real: Trabalhar, Comprar e Consumir.


LOOP: Life of Ordinary People chamou realmente a nossa atenção, sendo uma boa abstração da vida real onde podemos refletir sobre a procura constante da felicidade e como podemos ser dirigidos para uma espécie de materialismo e consumismo.


A editora tem como objetivo uma pegada ambiental reduzida e é certificada em vários aspetos relacionados com o processo de produção e materiais usados. Isso é algo que pessoalmente apreciamos e congratulamos por fazerem.


Agradecemos à Blackbody Lab por nos enviar esta cópia de revisão para que nos fosse possível rever antes da campanha de Kickstarter, estamos muito gratos e apreciamos a confiança.


Não sabemos se existem alguns projetos no horizonte para a Blackbody Lab mas vamos manter-nos atentos para saber mais sobre este assunto.