Primeiros 10 jogos

Ainda se lembram quais foram os primeiros 10 jogos da vossa coleção?

Deste lado confessamos que tivemos de recorrer aos nossos registos fotográficos para ter presente a lista dos primeiros dez corretamente ordenados...

01. Ticket to Ride

Não sabendo ainda que era possível ter uma "coleção" de jogos de tabuleiro, este foi o jogo que despoletou o início da nossa coleção. Um jogo que se encontra muitas vezes presente em listas de recomendações para iniciantes, muito devido à sua simplicidade.


02. Ricochet Robots

Num dia em que apenas saímos para ir às compras, descobrimos que afinal os jogos de tabuleiro modernos também se vendem nas lojas. Dos que estavam presentes, este pareceu ser dos mais simples e ao mesmo tempo desafiante.


03. Scotland Yard

As promoções em jogos de tabuleiro conseguem ser aliciantes, coisa que descobrimos no início desta jornada. Por entre caixas da Lego, vimos que este jogo se anunciava como uma busca por um fugitivo que ia desaparecendo do mapa.


04. Carcassonne

Foi com a edição Plus do Carcassonne que descobrimos que existem compilações de jogos e expansões numa caixa única. Motivados pela curiosidade que este jogo tinha despertado, não conseguimos comprar apenas a versão base do jogo.


05. Agricola

O conceito de "heavy game" tomou forma para nós quando experimentamos este jogo. Não porque tenha sido propriamente pesado ou difícil, mas por nos fazer pensar com mais cuidado em cada jogada e tentar encontrar uma estratégia para atingir objetivos.


06. Pandemic

Quando este jogo saiu da caixa sentimos, pela primeira vez, que não estávamos a jogar um contra o outro. Jogos cooperativos como este são excelentes para que todos os jogadores estejam em colaboração, com vista a um objetivo comum.


07. Caverna: The Cave Farmers

Um pouco no seguimento do Agricola, sentimos que foi uma boa escolha de "heavy game". Apesar de ser considerado mais complexo, ficamos ambos com a sensação de existir uma maior liberdade de decisão no Caverna, talvez pela ausência das cartas.


08. Catan

Também indicado muitas vezes para iniciantes com jogos de tabuleiro modernos, neste nota-se a possibilidade de destruir jogadas aos adversários em função de um ladrão, cuja posição no tabuleiro de jogo faz a diferença. Foi a segunda edição Plus da coleção.


09. Exit: The Abandoned Cabin

Numa altura em que as ditas "escape rooms" físicas ganhavam destaque, quisemos ver como se poderia traduzir esse conceito para jogo de tabuleiro. Ficamos surpreendidos com o funcionamento desta família de jogos, estando a par da família Unlock.


10. Kingdom Builder

Este foi o terceiro jogo adquirido em compilação de Big Box, dando possibilidade de ser jogado também com as suas expansões. O jogo base introduz uma forma diferente de montar o tabuleiro, uma vez que este se apresenta como modular.


Bónus

Na verdade, esta lista de "primeiros 10" poderia bem ser uma lista de "primeiros 15". A par desses dez juntaram-se à coleção mais cinco, sendo diferentes versões de «Ticket to Ride» e «Carcassonne».

  • Ticket to Ride: Rails & Sails

  • Carcassonne Over Hill and Dale

  • Carcassonne Winter Edition

  • Ticket to Ride: Europe

  • Ticket to Ride: 10th Anniversary


#MeepleOfLiberty

#StayConnected

#Boardgames