Quem é este Meeple?


O «Meeple of Liberty» tem como objetivo a partilha de conteúdos multimédia relacionados com jogos de tabuleiro. Associados estão dois Meeples, o Vermelho e o Azul, ambos ligados à área das tecnologias e ao desenvolvimento de Software. Passando ambos o dia de trabalho em frente a um computador, torna-se exaustivo estar em casa simplesmente a ver televisão, no computador ou com o telemóvel. O início no mundo dos jogos de tabuleiro partiu da busca de algo diferente e evoluiu com o sentimento de libertação das tecnologias no dia-a-dia, não deixando que estas dominassem as horas de lazer. Assim, os jogos de tabuleiro passaram a ser uma presença constante na mesa, jogando apenas os dois ou com amigos que partilham o mesmo gosto.

Durante grande parte da vida, o pequeno Meeple Azul não sabia que existiam jogos de tabuleiro para além dos tradicionais Monopoly, Risk, Trivial Pursuit, Pictionary e outros da mesma geração. Até que, num dia como tantos outros, após um jantar em casa de amigos, surgiu o convite para levar à mesa um jogo de tabuleiro. A proposta foi aceite, esperando ver aparecer a caixa de um jogo conhecido. Qual não é o espanto quando vão em direção a uma estante com caixas de jogos dos quais nunca tinha ouvido falar… De entre eles, disseram escolher o mais simples e explicaram as regras: colecionar cartas, descartar para colocar comboios no mapa e finalizar rotas de objetivo. O Azul comentou que achou o joguinho engraçado e que não era nada parecido com os que conhecia, tendo sido jogado mais algumas vezes em casa desses amigos.

Por motivos de trabalho, o Azul mudou de cidade passados alguns meses e tão cedo não se lembrou que existiam jogos de tabuleiro modernos. Entretanto conheceu o pequeno Meeple Vermelho, que sabia tanto de jogos de tabuleiro modernos quanto o Azul. Como qualquer casal de Meeples, ao falar sobre algo diferente para fazer, o Azul lembrou-se de contar ao Vermelho sobre um tal de «Ticket to Ride» que tinha jogado em casa de uns amigos. Excusado será dizer que, alguns dias depois, o Vermelho recebeu uma encomenda que trazia o tal de «Ticket to Ride». Em menos de uma semana chegava outra encomenda para o Vermelho que trazia o «Ticket to Ride: Rails & Sails», que para além de comboios trazia barcos!

Numa ida comum ao shopping, estes Meeples repararam numa loja que tinha o «Ticket to Ride» e outros jogos de tabuleiro para venda. Acabaram por levar com eles para casa um jogo chamado «Ricochet Robots», achando que tinha um conceito diferente e engraçado. Durante um jantar, os Meeples comentaram a sua descoberta sobre jogos de tabuleiro, ficando surpreendidos quando a anfitriã disse que ia regularmente a encontros de jogos de tabuleiro de um grupo local. Continuando a sua investigação sobre jogos de tabuleiro, o Vermelho descobriu o «BoardGameGeek» onde muita gente falava de um tal de «Agricola» que parecia muito interessante. Por entre conversas, «Scotland Yard» e algumas versões de «Carcassonne», ficou combinada a primeira ida a um encontro de jogos de tabuleiro para jogar o «Agricola», comprando-o imediatamente no dia a seguir. Mais de 3 anos, 500 jogos e algumas Kallax depois, a jornada destes Meeples em volta dos jogos de tabuleiro continua, dando origem ao «Meeple of Liberty».



#MeepleOfLiberty

#StayConnected

#Boardgames